Página inicial  >Governo divulga nota de repúdio a ataque contra assentamento em São Paulo
Governo divulga nota de repúdio a ataque contra assentamento em São Paulo

Governo divulga nota de repúdio a ataque contra assentamento em São Paulo

Governo divulga nota de repúdio a ataque contra assentamento em São Paulo

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar divulgou neste sábado uma nota de repúdio ao atentado cometido contra o Assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP). O ataque a tiros ocorreu na noite de sexta-feira (10/1) e levou à morte dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No total, oito pessoas foram atingidas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, entrou em contato com autoridades estaduais e nacionais da área da segurança pública para pedir providências e punição do crime que classificou como bárbaro.

“Falei com os secretários Guilherme Derrite, Gilberto Kassab, com o delegado Osvaldo Nico Gonçalves e também com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues”, relatou o ministro em nota.

“O MDA repudia o crime e manifesta solidariedade e apoio aos assentados da reforma agrária, especialmente às famílias de Valdir do Nascimento e do jovem Gleison Barbosa Carvalho, brutalmente assassinados neste caso”, diz o comunicado do ministério.

Disputa

Segundo o MST, o Assentamento Olga Benário enfrenta “uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região do Vale do Paraíba.

Em nota, o movimento alega que, “há anos, as famílias assentadas vêm sofrendo ameaças e coerções constantes, mesmo após diversas denúncias feitas aos órgãos estaduais e federais, que seguem sem uma resposta efetiva para garantir a segurança e a permanência dessas famílias no território”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para apurar o caso.

Fonte do artigo:loteria estadual